Pesquisar

Decreto atualiza regras sobre uso da força pelas polícias


Foi publicado no Diário Oficial da União o decreto que atualiza as regras para o uso da força e de instrumentos de menor potencial ofensivo por agentes de segurança pública. Assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o documento estabelece novas diretrizes que priorizam:

  • Eficiência nas ações policiais,
  • Valorização dos profissionais, e
  • Respeito aos direitos humanos.


Principais pontos do decreto:

  1. Uso de armas: Define normas para o emprego de armas de fogo e instrumentos não letais.
  2. Ações operacionais: Regula abordagens, buscas domiciliares e a atuação de policiais penais em presídios.
  3. Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP):
    • Fica responsável por editar normas complementares.
    • Deve financiar, implementar e monitorar ações relacionadas ao tema.
    • Oferecerá capacitação contínua aos agentes e promoverá a divulgação das normativas.

O objetivo é garantir que os profissionais estejam preparados para atuar dentro dos limites da legalidade e com segurança, tanto para eles quanto para a população.


(Foto: Reprodução)


Ministro destaca diretrizes do decreto sobre uso da força policial

O decreto que atualiza as normas para o uso da força pelas polícias brasileiras enfatiza a necessidade de ações baseadas no diálogo, no respeito aos direitos humanos e no uso progressivo da força. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, reforçou o princípio durante a apresentação da normativa:

Dentro do Estado Democrático de Direito, a força letal não pode ser a primeira reação das polícias. É preciso que se implante de forma racional, consciente e sistemática o uso progressivo da força. Só podemos usar a força letal em última instância. É preciso que a abordagem policial se dê sem qualquer discriminação contra o cidadão brasileiro, se inicie pelo diálogo e, se for necessário, o uso de algemas dentro dos regulamentos que existem quanto a esse instrumento de contenção das pessoas, evoluindo eventualmente para o uso de armas não letais, instrumentos não letais que não provoquem lesões corporais permanentes nas pessoas”, explicou o ministro.



Capacitação e próximos passos:

O MJSP promoverá treinamentos para os agentes de segurança pública sobre o uso progressivo da força. Além disso, em até 90 dias, será publicada uma portaria com orientações detalhadas sobre os procedimentos operacionais.

A atualização busca alinhar a atuação das polícias com os princípios do Estado Democrático de Direito, promovendo maior segurança e proteção para a população e os agentes.


Transparência e fiscalização no uso da força policial

O decreto também estabelece medidas para garantir a transparência na aplicação das novas diretrizes sobre o uso da força pelas polícias. Entre elas, destaca-se a criação do Comitê Nacional de Monitoramento do Uso da Força, que contará com a participação da sociedade civil. O comitê terá como principais funções:

  • Monitorar a implementação das políticas relacionadas ao uso da força.
  • Avaliar a eficácia das ações e propor ajustes, se necessário.


Quer garantir a sua vaga nas carreiras policiais?

Aumente suas chances de aprovação com o Profissão Policial Concursos! Tenha acesso a PDFs detalhados e videoaulas interativas que tornam seu aprendizado muito mais eficiente. Com uma metodologia focada nas especificidades do concurso e todo o suporte necessário, você estará totalmente preparado para enfrentar os desafios da prova. Não perca essa oportunidade! Clique aqui e inicie sua jornada rumo à aprovação!


Canal de Notícias de concursos policiais

Agora o Profissão Policial Concursos tem canais de notícias no WhatsApp e no Telegram! Seja o primeiro a saber sobre sobre editais de concursos policiais, materiais gratuitos, cupons exclusivos de desconto, aulas gratuitas e muito mais. Faça parte dos nosso canais, Águia!

Leia mais
Concurso PPPB: banca Access é desclassificada!

Concurso PPPB: banca Access é desclassificada!

Em entrevista nesta segunda-feira (13), o secretário de Administração da Paraíba, Tibério Limeira, confirmou a desclassificação do Instituto Access no processo de escolha da banca organizadora do concurso Polícia Penal

Concurso BMRS: comissão formada! 1.350 vagas. Até R$13,4 mil

Concurso BMRS: comissão formada! 1.350 vagas. Até R$13,4 mil

Foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul a portaria que designa os membros responsáveis pela comissão organizadora do próximo concurso público da Brigada Militar RS

plugins premium WordPress