Atenção, guerreiros! Vem aí uma nova oportunidade para quem sonha em integrar a Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS). A Fundatec foi oficialmente contratada como banca organizadora do próximo concurso para o cargo de delegado de polícia, conforme publicado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira, 26.
Com a banca definida, o edital já pode ser considerado iminente. A próxima etapa será o alinhamento entre a Fundatec e a PCRS para fechar o cronograma e todos os detalhes do certame.
Detalhes confirmados até agora:
- Cargo: Delegado de Polícia
- Vagas: 30
- Requisitos:
- Nível superior em Direito
- Comprovação de, no mínimo, três anos de prática jurídica
- Salário inicial: R$21.574
- Salário final da carreira: R$29.594,45
- Banca: Fundatec
A Fundatec será responsável pela organização geral do concurso, incluindo o recebimento das inscrições e a aplicação das provas.
Concurso para escrivão e inspetor: 720 vagas a caminho
Além das vagas para delegado, a Polícia Civil também prepara um segundo concurso público com 720 vagas para os cargos de escrivão e inspetor. A autorização foi dada pelo governador Eduardo Leite em novembro do ano passado.
Distribuição das vagas:
- 360 para inspetor de polícia
- 360 para escrivão de polícia
Requisitos: Nível superior completo
Salário inicial: R$6.748,84
Salário final da carreira: R$14.724,74
Banca organizadora: Fundatec (já definida, aguardando assinatura de contrato)

(Foto: Reprodução)
Nomeações já têm data para começar
O Governo do Estado estabeleceu um cronograma de nomeações para a área da Segurança Pública. No caso da Polícia Civil, a previsão é de que as convocações comecem já em fevereiro de 2026, com a seguinte distribuição:
Fevereiro de 2026:
- 160 inspetores
- 180 escrivães
- 30 delegados
Abril de 2026:
- 180 inspetores
- 180 escrivães
A organização dos concursos será feita em parceria com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).
Histórico recente do concurso para delegado
O último concurso para delegado da PCRS foi realizado em 2017, com oferta de 100 vagas. A Fundatec também foi a banca responsável na época. A seleção ocorreu em duas etapas:
1ª etapa:
- Prova objetiva
- Teste de Aptidão Física (TAF)
- Sindicância da vida pregressa e atual
- Exames de saúde
- Avaliação psicológica
2ª etapa:
- Curso de Formação Profissional
Disciplinas cobradas na prova objetiva:
- Língua Portuguesa
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Direito Administrativo
- Direito Constitucional
- Direito Civil
- Direitos Humanos
- Medicina Legal Judiciária
- Criminologia
Já os cargos de escrivão e inspetor também tiveram seu último concurso realizado em 2017, com um total de 1.200 vagas ofertadas.
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Resumo do Concurso PCRS – Delegado
- Situação: banca contratada
- Banca: a definir
- Cargo: Delegado
- Vagas: 30
- Escolaridade: nível superior em direito
- Salário: R$ 21.574,35
- Edital 2017
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