A nova lei estadual n° 22.187/24, sancionada pelo governo do Paraná, altera a estrutura das carreiras de policiais militares e bombeiros no estado. A medida impactará mais de 40 mil profissionais das forças de segurança.
A principal mudança reduz as atuais 11 referências da carreira para apenas cinco classes, o que agiliza a progressão profissional. Com isso, o tempo total para um policial militar atingir a maior classe da carreira passa de 35 para 28 anos, representando uma redução de 20%. O auxílio alimentação, atualmente de R$ 634,74, segue mantido.
A nova estrutura prevê promoções entre as classes a cada cinco anos, desde que o militar tenha pelo menos um ano de efetivo exercício na classe atual. Além disso, continuam válidos os critérios de promoção por antiguidade e merecimento.
(Foto: Reprodução)
Principais mudanças
Os policiais e bombeiros militares do Paraná terão reajustes imediatos de até 23%, além de aumentos fixos previstos para os próximos anos. A proposta garante a valorização de soldados e cabos, que já vinham com ganhos acima da inflação nos últimos anos, e recomposição dos vencimentos de sargentos, subtenentes e oficiais, de 2º tenentes a coronéis.
A nova legislação também prevê que, até 2026, os valores do teto salarial das carreiras militares estaduais serão equiparados ao topo da carreira dos policiais civis.
Entre as mudanças, destaca-se a criação do cargo de soldado de 3ª classe, que será ocupado por candidatos aprovados em concursos durante o curso de formação. Essa medida altera as regras de ingresso na carreira militar e faz parte de um esforço para corrigir distorções estruturais.
A lei beneficiará mais de 40 mil militares da ativa e da reserva, garantindo recomposição financeira e ajustes graduais. Os primeiros reajustes entram em vigor a partir de novembro de 2024, marcando o início da implementação do novo plano de carreira.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A LEI N° 22.187/24
Situação do Concurso PMPR: banca definida
O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi oficialmente contratado para organizar os concursos públicos para os cargos de soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.
A assinatura do contrato é uma das etapas finais antes da abertura dos concursos. Com a banca organizadora definida, o edital passa agora pelos últimos ajustes e deverá ser publicado em breve.
O IBFC será o responsável por receber as inscrições dos candidatos, além de viabilizar e aplicar as etapas do certame, como as provas objetivas.
O concurso oferecerá um total de 360 vagas para o cargo de soldado, sendo 230 para a Polícia Militar e 130 para o Corpo de Bombeiros Militar.
CONHEÇA O MELHOR SITE DE QUESTÕES PARA CONCURSOS POLICIAIS
Requisitos do concurso PMPR
A Lei nº 1.943 foi recentemente atualizada, estabelecendo novos requisitos para o ingresso nos cargos de soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná. A principal alteração exige que os candidatos tenham ensino superior completo em qualquer área.
Além dessa mudança, os candidatos deverão atender aos seguintes critérios:
- Ser brasileiro;
- Ter no máximo 30 anos de idade na data da inscrição;
- Ter concluído o ensino superior;
- Ser aprovado em concurso público;
- Possuir capacidade física e sanidade mental adequadas;
- Passar por exame psicológico conforme as normas do Conselho Federal de Psicologia, com caráter eliminatório;
- Ser aprovado em testes toxicológicos;
- Ter idoneidade moral;
- Estar regularizado com o serviço militar e com as obrigações eleitorais;
- Possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “B”, no mínimo.
Último concurso PMPR
O último concurso para o cargo de soldado da Polícia Militar do Estado do Paraná foi realizado em 2020, com a oferta de 2.000 vagas. De acordo com dados do governo, o certame registrou um total de 137.377 inscrições.
Na ocasião, os requisitos exigiam que os candidatos tivessem ensino médio completo e idade de até 30 anos no momento da inscrição, além de CNH categoria “B”.
As provas foram aplicadas em junho de 2021 e consistiram em 60 questões, distribuídas entre as seguintes áreas:
- Língua Portuguesa (15 questões);
- Matemática (12 questões);
- História (10 questões);
- Geografia (12 questões);
- Informática (7 questões);
- Estatuto da Criança e do Adolescente (4 questões).
Resumo do concurso PMPR
- Situação: banca definida
- Banca: IBFC
- Cargo: Soldado
- Vagas: 230
- Escolaridade: nível superior
- Salário: R$5.839,11
- Edital 2020
Canal de Notícias de concursos policiais
Agora o Profissão Policial Concursos tem canais de notícias no WhatsApp e no Telegram! Seja o primeiro a saber sobre sobre editais de concursos policiais, materiais gratuitos, cupons exclusivos de desconto, aulas gratuitas e muito mais. Faça parte dos nosso canais, Águia!