Pesquisar

Concursos Públicos: STF valida regime CLT para servidores


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Constituição Federal permite a contratação de servidores públicos pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sem a garantia de estabilidade, como prevê o regime estatutário.

A decisão reafirma uma alteração constitucional promovida em 1998, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, que flexibilizou o Regime Jurídico Único (RJU) dos servidores públicos. Com isso, a Administração Pública passa a ter respaldo para contratar servidores sob normas celetistas, possibilitando vínculos sem estabilidade.

Essa medida marca uma nova etapa para o setor público, que poderá adotar o modelo de contratação celetista para novas admissões, desde que previsto em edital.



Regime CLT

A alteração constitucional, originalmente aprovada em 1998 e suspensa em 2007, foi restabelecida pela maioria dos ministros do STF. O voto vencedor, do ministro Gilmar Mendes, foi seguido pelos ministros Nunes Marques, Flávio Dino, Cristiano Zanin, André Mendonça, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e pelo presidente Luís Roberto Barroso. A relatora, ministra Cármen Lúcia, e os ministros Edson Fachin e Luiz Fux, por sua vez, consideraram a mudança inconstitucional.

A nova decisão autoriza a Administração Pública a contratar servidores sem a estabilidade prevista no regime jurídico único, que exige concurso público e assegura estabilidade após três anos de exercício. No entanto, a medida não afeta os servidores já admitidos, preservando direitos e mantendo os cálculos previdenciários.

Vale lembrar que, mesmo sob o regime CLT, o ingresso de novos servidores continuará a depender de concurso público, garantindo o princípio da meritocracia no acesso ao serviço público.


Impacto da decisão nos concursos públicos

A Emenda Constitucional 19/1998 apenas abriu a possibilidade de uma nova modalidade de contratação, ficando a critério da Administração Pública escolher qual regime aplicar – RJU ou CLT – de acordo com sua necessidade.

A adesão ao regime celetista, portanto, será uma decisão de cada órgão administrativo, que poderá optar por seguir as novas diretrizes da EC 19/1998 conforme sua autonomia e conveniência.




Canal de Notícias de concursos policiais

Agora o Profissão Policial Concursos tem canais de notícias no WhatsApp e no Telegram! Seja o primeiro a saber sobre sobre editais de concursos policiais, materiais gratuitos, cupons exclusivos de desconto, aulas gratuitas e muito mais. Faça parte dos nosso canais, Águia!

Leia mais
Concurso PCERJ: governador fala sobre unificação dos cargos

Concurso PCERJ: governador fala sobre unificação dos cargos

Atenção, futuros policiais civis! Em entrevista concedida na última terça-feira ao "Fala Guerreiro Cast", o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, trouxe declarações importantes sobre o futuro da Polícia

Concurso PCBA terá novo edital! Mais de 1.000 vagas!

Concurso PCBA terá novo edital! Mais de 1.000 vagas!

Excelente notícia, futuros policiais! Vem aí um novo concurso da Polícia Civil da Bahia (PCBA), e a previsão é que o edital seja publicado até o início de 2026. A

plugins premium WordPress